Sanepar nega ligação de surto de diarreia com a água tratada
A Sanepar emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira (21) negando que o surto de diarreia que atinge Cascavel tenha qualquer tipo de relação com a água por ela fornecida. Mesmo assim, a empresa diz que está acompanhando atentamente a situação e atendendo todos os pedidos da Vigilância e da Saúde Ambiental.
"A empresa reafirma que segue padrão rigoroso de controle de qualidade e garante a potabilidade da água tratada e distribuída a população. Além de cumprir rigorosamente os requisitos determinados pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria de Consolidação nº5 do MS/17, possui um sistema de monitoramento mais restritivo (em quantidade de análises) do que determina a Portaria, ampliando o número e a frequências de amostragem.
Todos os resultados das análises realizadas atendem os padrões de potabilidade de água. A empresa envia relatórios mensais das análises da água para as Secretarias Municipais de Saúde e semestrais para a Secretaria Estadual de Saúde. Estes órgãos são responsáveis por incluir os dados dos relatórios que recebe da Sanepar no Sistema de Informação da Qualidade da água, do Ministério da Saúde", diz a nota, acrescentando que nas contas de água que chegam às casas dos clientes consta um resumo dessas análises e que os resultados podem ser conferidos no site www.sanepar.com.br.