Diretor da Aneel sobre Itaipu: motivo de orgulho nacional
Nesta quarta-feira (21), o diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Fernando Mosna, visitou a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Recebido pelo diretor-geral brasileiro da binacional, Enio Verri, e pelo diretor financeiro executivo André Pepitone, ele fez uma visita à área técnica da empresa e discutiu diversos aspectos relacionados à operação e ao futuro energético do Brasil.
Durante o encontro, Pepitone ressaltou a importância da relação entre a Itaipu e a Aneel, especialmente na definição da tarifa de repasse. "Essa tarifa é aquela que o consumidor brasileiro paga relativa à energia de Itaipu", explicou, acrescentando que reconhece a relevância de aproximar o órgão regulador do cotidiano da empresa, compartilhando os desafios e planos da hidrelétrica.
O diretor da Aneel destacou a contribuição da Itaipu para os objetivos energéticos e climáticos do Brasil, enfatizando seus 14 gigawatts de capacidade instalada. "A Itaipu não é apenas sobre energia; é sobre engenharia e orgulho nacional. Sua energia hidrelétrica garante uma matriz renovável e limpa, proporcionando segurança e sustentabilidade para o futuro do Brasil", afirmou.
A visita ainda incluiu um tour técnico pelas instalações da usina, permitindo que Mosna acompanhasse de perto as operações. "A primeira vez é de deslumbramento, ao ver as turbinas e a magnitude dessa obra de engenharia construída na década de 1970. As visitas seguintes permitem um entendimento mais profundo e uma sensação de reencontro", comentou ele, que já esteve na binacional por três vezes. (Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu)