OSP: há 40 anos encantando os amantes da boa música
Há 40 anos, as primeiras notas da ópera "Anacreon", de Luigi Cherubini, romperam um silêncio de décadas de espera pela criação da Orquestra Sinfônica do Paraná. Diante de um Teatro Guaíra lotado, os 60 músicos recém-admitidos para compor o corpo musical marcaram história com uma apresentação épica de estreia daquele que se tornaria um dos corpos artísticos mais respeitados do Brasil.
No dia 28 de maio de 2025 (próxima quarta-feira), a OSP celebra quatro décadas de história. Desde a sua fundação, em 1985, ela marcou a cultura paranaense com um repertório vasto, diversas parcerias internacionais e atuações memoráveis que marcam a excelência musical do Paraná. Neste período, também conquistou paranaenses de todas as idades com um programa cultural acessível e plural.
Como parte das comemorações, o público terá a oportunidade de assistir a uma das mais imponentes obras do repertório clássico mundial: a "Sinfonia nº 2 - Ressurreição", de Gustav Mahler. A peça será apresentada em três concertos especiais nos dias 28 e 29 de maio, às 20h30, e em 1º de junho, às 10h30, no palco do Guairão. Para ler a reportagem completa sobre o tema, clique AQUI. (Foto: Roberto Dziura Jr/AENPR)