Prova vai avaliar qualidade do ensino público estadual
Será aberta nesta quarta e encerrada na quinta (21 e 22) a primeira edição do ano da Prova Paraná, destinada a mensurar o nível do ensino do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Estão participando mais de 1,1 milhão de estudantes de 397 municípios.
A Prova Paraná integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná e tem como principal objetivo diagnosticar a aprendizagem dos estudantes das redes públicas do Estado. Os resultados servem para orientar professores, equipes gestoras, a secretaria estadual da Educação e as secretarias municipais da Educação na definição de estratégias pedagógicas que promovam avanços no processo de ensino e aprendizagem, com base nos direitos estabelecidos nos documentos curriculares do Estado.
Os estudantes da Educação Especial também têm participação garantida na avaliação, com a oferta de condições diferenciadas, como provas ampliadas e superampliadas, em Braile, com vídeos em Libras, entre outras adaptações, de forma a garantir a acessibilidade e a inclusão.
As avaliações serão aplicadas no formato impresso, divididas em dois cadernos - um para cada dia de prova. No Caderno 1 serão avaliados os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Já no Caderno 2 serão avaliados os componentes específicos de cada fase de ensino: Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa para o Ensino Fundamental; Filosofia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Educação Financeira, Pensamento Computacional, entre outros, para o Ensino Médico. A exceção será para as provas das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, que são divididas em Língua Portuguesa, no Caderno 1, e Matemática, no Caderno 2.
De acordo com o secretário Roni Miranda, a Seed desenvolveu o aplicativo "Corrige" para auxiliar na correção dos gabaritos da prova, acelerando assim a apresentação dos resultados. (Foto: Silvio Turra/Seed)