Livro retrata os 170 anos de história do agro paranaense
O Paraná é um dos principais produtores de alimentos do Brasil e um dos locais privilegiados para esse tipo de atividade no mundo, com regiões quentes ao Norte e mais frias ao Sul, possibilitando um conjunto variado de produção agropecuária. Também teve a sorte de contar com governantes que, ao longo de mais de 170 anos de história, buscaram conduzir a política pública com vistas a fazer a terra frutificar.
O processo histórico da atividade agropecuária estadual, na perspectiva dos governantes, é o tema do livro "Terra da Gente - Evolução da Agropecuária Paranaense (1853-2023)", que acaba de ser publicado pelo jornalista Evandro Fadel, assessor de comunicação da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná).
Com 336 páginas, o livro foi diagramado e impresso com ajuda da Fecomércio, do Sesc e do Sistema Ocepar e será distribuído a bibliotecas e museus que ajudaram na elaboração, além de outros locais de maior afluência para que mais pessoas possam ter acesso. Mas quem quiser se adiantar para conhecer o conteúdo basta clicar AQUI, pois ele pode ser baixado gratuitamente do site da Ocepar.
"Pela primeira vez, toda a atividade agrícola foi pesquisada - e está bem contada. Um trabalho de mil fôlegos, mostrando o que aqui se plantava e se planta, do tempo de Zacarias de Góis e Vasconcellos até os dias tecno-agroindustriais contemporâneos", escreveu o vice-governador Darci Piana na apresentação. (Foto: Divulgação Seab)