Prêmio Queijos do Paraná terá recorde de participantes
A edição deste ano do Prêmio Queijos do Paraná, marcada para dias 29 e 30 de maio, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, já começou com recorde: 515 queijos inscritos de 107 produtores e laticínios de 76 municípios, superando os 290 participantes da primeira edição.
Com 21 categorias, que contemplam queijos elaborados a partir de leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala, além de criações especiais, o prêmio é uma vitrine para a diversidade e a excelência da produção queijeira paranaense. A categoria com maior número de inscritos foi a de Especialidades queijeiras e criações, com 114 produtos.
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com uma produção média de 13 milhões de litros por dia, dos quais cerca de 6 milhões são destinados à produção de queijos.
"O Paraná é referência na produção de leite e não deve nada a outros estados na qualidade do queijo. Isso é resultado da dedicação e capacidade do produtor rural. Este prêmio é uma forma de incentivar ainda mais o produtor e alavancar o nosso mercado de queijos", afirma Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná.
Ele ressalta o apoio do Instituto na capacitação e no apoio às agroindústrias do Estado. "Durante os nove meses de preparação para a edição passada, o IDR-PR capacitou 75 agroindústrias. Apoiamos o agricultor rural, principalmente o pequeno agricultor, e com certeza isso fez com que eles entregassem um produto de qualidade e mais competitivo para o prêmio e também para o mercado", garante.
Além do IDR-PR, são promotores do Prêmio Queijos do Paraná o Sistema Faep, Sebrae-PR, Fecomércio-PR e Sindileite-PR. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)