Descontos ilegais no INSS: Procons já orientam vítimas
O Procon-PR e os Procons municipais já estão orientando os aposentados e pensionistas do INSS a verificar os holerites do seu benefício, a fim de prevenir descontos não autorizados por sindicatos e associações inexistentes, causa do escândalo que levou a um desvio já comprovado de R% 6,3 bilhões. Só no Paraná foram registradas 721 reclamações relacionadas a 11 empresas investigadas pela operação.
Se o beneficiário possuir acesso à internet e a senha do serviço Meu INSS, deve acessar o site ou aplicativo e consultar o extrato do seu benefício. Caso identifique alguma cobrança não autorizada, deve clicar em "Mais Serviços", depois em "Mensalidade Associativa" e escolher a opção "Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício". Se não possuir acesso à internet e senha do Meu INSS, o segurado deve agendar atendimento presencial junto ao INSS pelo fone 135.
"Nós já havíamos identificado um crescimento no número de reclamações relacionadas a descontos ilegais no INSS". disse o secretário Santin Roveda. "Estamos acompanhando de perto os desdobramentos desta investigação, pois é uma fraude que prejudica milhares ou milhões de cidadãos, muitos que têm na aposentadoria a única renda", ressaltou. (Foto: AGBR)