Nipofest transforma Cascavel na capital da cultura japonesa
Proporcionalmente, inúmeras outras cidades do Paraná têm mais moradores de origem oriental, mas Cascavel pode se considerar a capital da cultura japonesa no Estado. Foi o que ficou claro durante a sétima edição da Nipofest, realizada sábado e domingo últimos no Centro de Convenções de Eventos e agora consolidada como um dos eventos culturais, econômicos e de turismo de experiência mais expressivos do interior paranaense.
"Batemos todos os recordes, fomos além das expectativas e realizamos o sonho de, mais uma vez, presentear Cascavel e região com uma verdadeira imersão na nossa cultura", avalia o coordenador Vander Matsumoto. "Estamos gratos a todos e, principalmente, à dedicação de cada voluntário e apoiador. Sem essas mãos solidárias, nada disso teria sido possível", ressalta.
Com mais de 30 atrações e a presença de 60 expositores, a edição 2025 marcou um salto na organização e no alcance. Foram dois dias intensos que ofereceram ao público uma experiência única da cultura japonesa, com toda sua tradição e contemporaneidade, da gastronomia típica às danças e músicas, passando por tecnologia e tendências.
PARA A FAMÍLIA
Além do reconhecimento institucional, a Nipofest também se consolidou na conexão com o público. Famílias inteiras circularam pelo Centro de Convenções e Eventos, encantadas com a ambientação e a diversidade cultural.
Oficinas gratuitas culturais, apresentações artísticas e espaço para a liberdade de expressão foram alguns dos pontos altos, além da inédita escolha da Miss Nipofest. A programação, cuidadosamente pensada para todas as idades, aproximou gerações, diferentes culturas e fortaleceu vínculos.
"Foi emocionante ver crianças, jovens e idosos encantados com cada detalhe, desde o taikô até o origami, e a originalidade dos cosplayers. Preservar, ensinar e compartilhar nossa cultura de forma acessível é motivador", reforça o vice-presidente da Acec (Associação Cultural e Desportiva de Cascavel), Adriano Hoshi, já projetando para 2026 um evento ainda mais robusto. (Foto: Divulgação)