Além de 11 ministérios, Lula entrega Caixa e BB às mulheres
Já deu para perceber que a presença feminina será uma característica forte do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Além de 11 ministérios, elas também vão comandar ao menos duas das principais estatais do País: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
"Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, estão absolutamente alinhadas com o plano do governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito aqui no Brasil. É uma agenda muito desafiadora", disse o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad nesta sexta-feira (30), ao anunciar Maria Rita Serrano para presidir a Caixa Econômica Federal e Tarciana Medeiros para presidir o BB.
Maria Rita tem 33 anos de Caixa Econômica Federal e é atual representante dos empregados no Conselho de Administração, cargo que ocupa desde 2014. Ela já desempenhou diversas funções e foi, entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Atualmente, é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.
Tarciana, por sua vez, tem 22 anos de carreira no Banco do Brasil e será a primeira mulher a presidir a instituição em mais de 200 anos de história. Atualmente ela é gerente executiva na Diretoria de Clientes, mas já foi superintendente comercial da BB Seguridade, subsidiária do banco.
PRATES NA PETROBRAS
Também nesta sexta, o presidente Lula anunciou que indicará Jean Paul Prates para presidir a Petrobras. Senador pelo PT do Rio Grande do Norte, ele precisará ser aprovado pelo conselho de administração da empresa para assumir. Na transição, Prates foi o coordenador da área de petróleo, gás natural e biocombustíveis. (Fotos: Facebook e BB)