O VAR das fake news
Com o sugestivo nome de "VAR das fake news", diante da proximidade de mais uma Copa do Mundo, a ONG Instituto Palavra Aberta, organização sem fins lucrativos que atua na área da comunicação, acaba de lançar nas redes sociais um campanha destinada a conscientizar os eleitores brasileiros, especialmente os mais jovens, para que não sejam propagadores de notícias falsas sobre as eleições deste ano.
VAR, no caso, é a sigla da frase "Verifique Antes de Repassar", e o filme de estreia da campanha mostra três jovens com celulares e um deles compartilhando uma informação duvidosa e sendo alertado pelos demais que propagar notícias falsas é uma "pagação de mico". Outras peças terão um sósia do craque argentino Lionel Messi (um "Messi fake") e um extraterrestre.
"A gente quer que o jovem passe a entender melhor seu papel nesse ambiente informacional. Essa campanha é parte de uma experiência que começou há algum tempo, no programa de educação midiática que levamos para as escolas, para ajudar os alunos a desenvolverem uma leitura crítica da informação", explicou a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, em entrevista ao portal em Paraná.
A ONG também programou 20 horas/aula para serem ministradas em escolas do Ensino Médio, que é onde está a grande maioria dos eleitores que votarão pela primeira vez neste ano. A ideia é esclarecer esse público sobre as funções dos três poderes e também que a disseminação de notícias falsas é crime e pode custar caro. (Imagem: Sistema Fiems)