Dia D em todo Paraná terá vacina para todas as idades
Faça chuva ou faça sol, este sábado (10) será dia de mutirão de vacinação em todas as unidades de saúde do Paraná - só em Cascavel são 43 -, que funcionarão das 8h às 17h. E mais: a imunização será para todas as fixas etárias da população.
Denominada Dia D de Multivacinação, mobilização estadual para aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população, ela ofertará imunização contra a Covid-19, febre amarela e sarampo, além das demais vacinas de rotina. A meta é aplicar 300 mil doses em um total de 1.543 salas.
Ao todo, mais de 11.800 profissionais de saúde estarão engajados nesta ação atualizarão os cartões de vacinas de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas, com aplicação também das vacinas disponíveis: Hepatite B, Pentavalente, VIP, pneumonia, gripe, varicela, hepatite, febre amarela, rotavírus HPV, DTP, DTPa.
No caso da vacina contra a Covid-19, ela será aplicada somente nas pessoas pertencentes aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, puérperas, imunodeprimidos, trabalhadores de saúde, ribeirinhos, quilombolas, indígenas vivendo fora ou em terras indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional a depender das doses presentes nos municípios, além de crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades ou que não receberam nenhuma dose até agora.
Já no caso da dengue, as cidades onde os adolescentes poderão receber a vacina são as pertencentes às regionais de Paranaguá (1ª RS), Foz do Iguaçu (9ª RS), Cascavel (10ª RS), Campo Mourão (11ª RS) Umuarama (12ª RS), Paranavaí (14ª RS), Maringá (15ª RS), Apucarana (16ª RS), Londrina (17ª RS), Toledo (20ª RS) e Ivaiporã (22ª RS).
"Convocamos a população do Paraná para mais um Dia D de vacinação, principalmente para a proteção contra a gripe, e enfatizar a relevância de manter a vacinação em dia." Com o suporte dos municípios e a participação ativa da população, vamos expandir nossa cobertura vacinal e intensificar a prevenção de doenças que podem ser evitadas", apela o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. (Foto: Sesa)