Mande as teles às favas
No passado o problema era o preço. Celular não existia e uma linha telefônica fixa chegava a custar o equivalente a um carro popular zero quilômetro. Veio a privatização e entramos na era da telefonia móvel, mas que é capenga pra encrenca e, como se isso não bastasse, ainda temos que aguentar um número diário absurdo de ligações em nome desse modismo irritante chamado telemarketing. E de cada dessas ligações, nove são para oferecer pacotes de telefonia e internet. Haja saco!
Mas saiba você que mora no Paraná que o Estado dispõe desde 2009 de um dispositivo legal para protegê-lo dessa chatice toda. A Lei 16.135, aprovada pela Assembleia Legislativa e em vigor desde 2009, permite incluir seu número de telefone no Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing.
O serviço é oferecido gratuitamente pelo Procon/PR. Basta acessar o site da instituição e clicar na aba Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing. Para fazer o cadastro, além do número a ser bloqueado, é preciso informar o nome completo, RG, CPF e endereço do titular da linha. Feito isso, em até 30 dias as empresas de telemarketing e até institutos de pesquisa ficam legalmente impedidos de fazer ligações para seu numero.
E se mesmo assim você continuar recebendo essas chamadas, deve fazer a denúncia pelos canais de atendimento do Procon/PR e a empresa poderá pagar caro por sua teimosia, com multa, cassação de licença e até suspensão temporária das atividades.