Brasileiros ajudam Itália a conquistar o bi da Eurocopa
Campeã pela primeira vez em 1968, a Itália voltou a faturar o título da Eurocopa neste domingo (11), mais de 50 anos depois, derrotando a Inglaterra em pleno Estádio de Wembley. O tempo normal terminou com o placar de 1 a 1 e na prorrogação ninguém marcou. Já nos pênaltis os italianos fizeram 3 a 2.
Essa conquista da Azurra teve a participação direta de três jogadores nascidos no Brasil, que, ironicamente, ontem perdeu a final da Copa América para a Argentina por 1 a 0.
Dois são titulares: o volante Jorginho, que é natural de Santa Catarina, mas começou sua carreira já na Itália e que perdeu um dos pênaltis da decisão, e Emerson Palmieri, lateral-esquerdo nascido em Santos (SP) e que iniciou sua carreira no próprio clube da Vila Belmiro. Jorginho e Emerson jogam juntos no Chelsea e foram campeões europeus de clubes neste ano.
Já o terceiro é o zagueiro reserva Rafael Tolói, nascido no Mato Grosso e que iniciou a carreira no Goiás, mas passou ainda pelo São Paulo antes de ir jogar na Europa. (Foto: Nick Potts/PA Images via Getty Images)