Projeto do FC Cascavel levará futebol e cidadania à periferia
Fruto de uma parceria do FC Cascavel com a Associação Atletas de Jesus, o projeto social Fábrica Cascavelense de Cidadãos será desfrutado agora pelos pequenos moradores do Riviera, conjunto residencial com aproximadamente 12 mil habitantes. A iniciativa, que irá contemplar um total de 1.250 crianças e adolescentes em diferentes bairros da cidade, foi apresentada à comunidade local na noite de ontem (21) pela diretoria da Serpente Aurinegra, em ato que contou com a participação também do técnico Tcheco e do artilheiro Robinho.
“Ações como essa precisam ser apoiadas, por isso fiz questão de estar presente e levar um pouco daquilo que um dia também recebi. O esporte é uma ferramenta muito importante para promover a cidadania e oportunizar um futuro melhor para essas crianças. A diretoria do Cascavel está de parabéns pela iniciativa de incluir a sociedade nos projetos do clube”, disse Tcheco.
“Sai de São Luiz do Maranhão, minha cidade natal com 17 anos e vivi várias experiências dentro do futebol. Hoje estou em um momento especial com a camisa do Cascavel. O Fábrica Cascavelense de Cidadãos vai levar, além do futebol, valores muito importantes para esses jovens, e isso vai contribuir para o futuro deles”, ressaltou Robinho.
O presidente da associação dos moradores do Riviera, Eloir Alves agradeceu pela oportunidade de receber o projeto FCC. “Muito feliz e agradecido pelos olhares do FC Cascavel estarem voltados para a nossa comunidade. Tenho certeza que todos os moradores vão apoiar e abraçar essa oportunidade”, disse.
Valdinei Silva, presidente da Serpente Aurinegra finalizou o encontro falando um pouco mais sobre como será implantado o projeto e entregou camisas do clube para todas as crianças. "Cidadania, oportunidade e principalmente a importância da família e de Deus. São esses os valores que vão nortear os trabalhos aqui desenvolvidos que inicialmente vai atender mais de 250 crianças e adolescentes. O esporte em união com a educação tem um poder transformador, esse é o nosso objetivo maior, mudar a realidade da nossa torcida que sempre nos apoia".
O PROJETO
Além do Riviera, o FC Cascavel está implantando escolinhas também nos bairros Tarumã, Santa Felicidade e Santa Cruz. Crianças e adolescentes participantes do projeto serão acompanhados de perto por profissionais que trabalham não só para desenvolver o esporte, mas também formar cidadãos melhores e preparados para o futuro, seja dentro de campo ou perante a sociedade.
Para participar dos projetos, cada aluno receberá um kit com camisa, shorts, meias, tênis e uma carteirinha. Uma das ações do projeto é a realização de torneios e campeonatos entre as escolinhas espalhadas pela cidade. Os alunos que se destacarem vão ser encaminhados para o FC Cascavel Academy a Fabrica Cascavelense de Craques, e posteriormente ao novo Centro de Formação e Treinamento das categorias de base do clube, que está sendo reformulado.
Os alunos da Fábrica Cascavelense de Cidadãos também vão receber carteirinhas que dão o direito de assistir aos jogos do Cascavel no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busato de forma gratuita, assim que a presença de público for liberada. (Foto: Felipe Fachini/FC Cascavel)