Faça um City Tour por Curitiba lendo este artigo
A maneira mais prática e fácil de fazer uma City Tour em Curitiba é a bordo da Linha Turismo. O ônibus possui dois andares e faz uma rota bastante completa entre os principais pontos turísticos de Curitiba. A Linha Turismo tem custo de R$50 por pessoa e permite fazer até 4 paradas entre os 24 pontos disponíveis, dentre as estão o Jardim Botânico, Parque Tanguá, Centro Histórico de Curitiba e o belíssimo Museu Oscar Niemeyer. Os pontos onde se pega a linha Turismo são bem sinalizados e passam de meia em meia hora, facilitando a vida dos turistas na capital paranaense. Dentre os principais pontos turísticos de Curitiba estão os museus, parques, praças e edifícios históricos.
Praça Tiradentes
A praça Tiradentes que é o marco principal de Curitiba. Um ótimo lugar para dar início a sua City Tour pelos pontos turísticos da cidade. Se estiver hospedado na região central, é possível aproveitar a pé a Rua XV de Novembro, o Paço da Liberdade, a Boca Maldita e o Largo da Ordem. Lugares que se destacam devido a sua variedade em comércio e espaços gastronômicos.
Paço da Liberdade
Uma das construções mais bonitas do Centro Histórico de Curitiba é o Paço da Liberdade, antiga sede da prefeitura da capital paranaense. Atualmente, o espaço abriga uma cafeteria e um espaço cultural destinado ao SESC, cuja entrada é franca.
Rua das Flores
A Rua das Flores é um espaço histórico da Rua XV. Foi o primeiro calçadão destinado a pedestres no Brasil e está rodeado de edifícios antigos. Para aqueles que gostam de história e arquitetura, com certeza é um dos lugares mais atraentes de Curitiba. Vale a pena visitar durante o dia, pois durante a noite não é muito seguro transitar na região.
Próximo do calçadão está a Rua 24 Horas, centro comercial que antigamente funcionava 24 horas e foi construída pelos mesmos arquitetos do Jardim Botânico. Após anos abandonada, a rua foi revitalizada, ganhando novos espaços gastronômicos e comerciais, mas que hoje não funcionam mais em tempo integral.
Largo da Ordem
Essa região abriga importantes atrações de Curitiba, como a Fonte do Cavalo Babão, as Igrejas da Ordem e do Rosário e casarões históricos que foram revitalizados e transformados em espaços culturais. Aos domingos, na região acontece a Feirinha do Largo da Ordem, onde artesãos curitibanos vendem seus produtos. Nessa região estão alguns lugares que merecem ser visitados, como o Memorial de Curitiba, Liceu de Ofícios Criativos, Museu Paranaense e o Bar do Alemão.
Praça do Japão
A Praça do Japão, fica localizada no bairro do Batel e foi construída em homenagem aos imigrantes japoneses que vivem na capital, capital que tem hoje a segunda maior comunidade japonesa do país, ficando atrás apenas de São Paulo.
Na praça, é possível encontrar mais de 30 cerejeiras enviadas do Japão. Além das belas árvores, a praça também abriga lagos e uma casa em estilo japonês, conhecido como o Memorial da Imigração Japonesa.
Muitos turistas quando visitam a cidade ficam encantados com a beleza da praça, em seguida procuram por apartamento à venda no Água Verde e no Batel para ficar próximo a tudo o que a região tem a oferecer.
Bosque Alemão
Os alemães foram os primeiros a migrarem para Curitiba, a partir de 1833. No bosque há algumas homenagens a eles, mas suas atrações são a trilha de João e Maria, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a famosa Torre dos Filósofos, torre essa que dá uma vista panorâmica para alguns bairros de Curitiba.
Universidade Livre do Meio Ambiente
Um dos lugares mais magníficos para se visitar em Curitiba. Antigamente, no espaço funcionava uma das maiores pedreiras da capital, e atualmente abriga a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), uma ONG que tem como intuito preservar o meio ambiente. Com uma ampla área verde, lago, mata nativa e mirante construído com toras de árvores, o bosque leva o nome de Zaninelli. É um ponto turístico que fica escondido no bairro Pilarzinho, mas vale a pena visitar.
Jardim Botânico
Construído pelos mesmos arquitetos da Rua 24 horas, o Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado nos anos 90 e em pouco tempo tornou-se um dos pontos turísticos mais conhecidos de Curitiba. A enorme estufa de metal e vidro, preserva várias espécies da Mata Atlântica. Sem dúvidas é o ponto turístico mais visitado por turistas e moradores da cidade.
Após turistar por Curitiba e conhecer melhor as redondezas do Jardim Botânico, saiba que há inúmeras casas à venda no Jardim das Américas, bairro que faz divisa com o Jardim Botânico e é dividido entre imóveis residenciais e comerciais. Entre ambos os bairros está um dos campus da UFPR.
Torre Panorâmica
Com mais de 100 m de altura, a Torre Panorâmica de Curitiba proporciona uma das melhores vistas panorâmicas de Curitiba. Sendo possível identificar outros pontos turísticos lá do alto, como: O Parque Barigui, O Parque Tanguá e o Museu Oscar Niemeyer. Algumas placas no mirante auxiliam a identificar alguns pontos da cidade. A vista fica ainda mais bela ao final do dia, mas é melhor visitar a Torre em dias e horários menos frequentados, pois ela possui apenas um elevador, o que ocasiona na demora da fila de espera para subir e descer. O ingresso para essa atração custa apenas R$6 e crianças menores de 5 anos não pagam entrada.
Parque Tanguá
O ponto turístico que é o orgulho de muitos curitibanos, fica às margens do Rio Barigüi. O que chama atenção é seu pórtico em estilo europeu, construído sobre uma antiga pedreira. Do local é possível observar um lago em meio à área verde e um espelho d’água na entrada do parque. O Parque Tanguá é um dos parques mais visitados e recomendado para um City Tour na capital paranaense.
Ópera de Arame e Parque das Pedreiras
Próxima ao Parque Tanguá, está a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski.A Ópera de Arame é um espaço cultural e arquitetônico de Curitiba. Ela leva esse nome devido a toda estrutura da construção, com grande utilização de tubos em metal. Inaugurada em 1992, ela tem capacidade para mais de 1.500 pessoas e uma agenda repleta de shows, peças de teatros e apresentações culturais, sendo o lugar ideal para se visitar à noite em Curitiba em dias em que há espetáculo.
Já a Pedreira Paulo Leminski, é um espaço destinado para shows e festivais de grande porte. Já recebeu shows de grandes nomes como: Paul McCartney, Bon Jovi, Roberto Carlos, Guns N' Roses, Ed Sheeran e Sandy & Junior. Além de receber festivais como: Coolritiba, Z Festival e Prime Rock Brasil. Com a pandemia do Coronavírus, a Pedreira Paulo Leminski cancelou todos os shows que estavam marcados e passou a funcionar apenas como o maior cinema Drive-in do Sul do país.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
O MON ou Museu do Olho abriga a sede dos Três Poderes do Estado do Paraná. Nele estão o Palácio Iguaçú, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O prédio da Prefeitura de Curitiba também fica nesta região. É uma região considerada turística, devido a arquitetura dos edifícios públicos e históricos.
Localizado no bairro Centro Cívico, o Museu Oscar Niemeyer é considerado um dos pontos turísticos mais importantes de Curitiba. Projetado por Oscar Niemeyer, o MON é uma das obras mais famosas do arquiteto brasiliense. Além de sua beleza externa, o museu recebe várias exposições culturais. O espaço também abriga um gramado enorme, chamado de ParCão, destinado às famílias que levam seus cachorros para dar um passeio nas redondezas do Museu.
A região do Centro Cívico é predominante por prédios comerciais. Se você quer morar perto do Museu, há inúmeras opções de casa e apartamento no Bacacheri, bairro que fica há poucos minutos do Centro Cívico e é extremamente residencial e tranquilo.
Parque Barigüi
Foi construído para conter as enchentes do Rio Barigüi e logo virou em um dos principais e maiores parques de Curitiba. Ele abriga o Museu do Automóvel, a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Casa da Leitura. No amplo gramado é possível encontrar capivaras, garças e vários outros animais nativos. No Parque também há churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross, pista de aeromodelismo, canchas esportivas, academia ao ar livre, estacionamento e restaurante. (Foto: Pixabay)
(Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os pontos turísticos de Curitiba lendo este artigo!)