Cartilha ensina produtor a acessar o crédito rural
O Sistema Faep/Senar-PR, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, elaborou uma cartilha para orientar produtores rurais, das mais diversas atividades e culturas, spbre como proceder para a obtenção de crédito rural. A Cartilha de relação entre crédito rural e CAR traz, de forma prática e simplificada, a legislação pertinente, casos contemplados e também um glossário com termos relacionados ao tema.
O desenvolvimento do material atende às necessidades dos produtores rurais do Paraná. O Estado é o 2º colocado no ranking de contratações de crédito rural no primeiro trimestre do ano-safra 2019/20, de acordo com dados do Crédito Rural do Banco Central. Entre julho e setembro deste ano, o Paraná contratou R$ 10,27 bilhões, alta de 17,74% no comparativo com igual período da temporada passada. O aumento ocorreu principalmente pela alta dos financiamentos para a industrialização, que subiram 70,7% no mesmo comparativo (oito das dez maiores contratações de crédito para industrialização são paranaenses).
Na parte da legislação pertinente, há uma lista das principais leis, decretos, instruções normativas, portarias, resoluções e medidas, nos âmbitos federal e estadual, que precisam ser seguidas pelos produtores. Ainda, no capítulo de casos contemplados, há 16 situações pertinentes ao meio rural e suas respectivas resoluções. Por último, um glossário traz os principais termos relacionados a crédito rural para familiarizar os leitores.
O Sistema Faep/Senar-PR disponibilizou a cartilha em duas versões: em formato impresso, que está sendo distribuído aos sindicatos rurais, produtores rurais, bancos, cartórios, entidades parceiras e demais públicos de interesse, e na versão digital, disponível na seção Serviços, no site www.sistemafaep.org.br.