Paraná concentra 2/3 das maiores cooperativas do País
"Cooperar é estender a mão, é andar juntos para compartilhar prosperidade", declarou o governador Ratinho Júnior, no fim da manhã desta quinta-feira (6), ao participar da inauguração do prédio Paraná Cooperativo, no 32º Show Rural Coopavel. Ao lado de autoridades e líderes do cooperativismo, ele deu números que mostram a importância e a força do setor. "Dez das 15 maiores cooperativas do Brasil estão no Paraná. São mais de 200 cooperativas que dão enorme contribuição ao desenvolvimento do Estado", ressaltou.
Em 2020, as cooperativas que integram o Sistema Ocepar deverão movimentar R$ 87 bilhões. "E para facilitar ainda mais a vida do agricultor, lanço aqui neste evento o Descomplica rural, um conjunto de ações para desburocratizar a vida de quem quer empreender. O pequeno agricultor passa a receber automaticamente a sua licença ambiental e assim não perderá tempo para trabalhar, produzir e gerar oportunidades", acrescentou Ratinho. O governador fez referência ao prédio que acabam de ser entregue: "Um espaço que representa a união do cooperativismo pelo bem do agronegócio paranaense".
MIL EVENTOS
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, agradeceu a direção da Coopavel por construir um ambiente que integra e valoriza as cooperativas. "Promovemos na região cerca de mil eventos por ano e muitos ocorriam em locais improvisados. Agora, temos um espaço amplo, bonito e muito bem equipado. O prédio do Paraná Cooperativo vai ser utilizado o ano todo", afirmou Ricken.
Já o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, ressaltou que essa passa a ser a nova casa do cooperativismo no Estado. "Aqui, dirigentes e cooperados terão um ambiente para desfrutar o melhor do cooperativismo", disse.
O prédio, ao lado da administração do Show Rural, tem mais de dois mil metros quadrados de área construída. São dois pisos com hall, auditório para 230 pessoas, banheiros, salas de reuniões, deck e ambiente para confraternizações.
INOVAÇÃO
A manhã de hoje também foi marcada pela posse do empresário cascavelense Jadson Siqueira como novo presidente do SRI (Sistema Regional de Inovação), em substituição a Claudecir dos Santos. Criado há três anos, o SRI conta com a participação de inúmeras instituições do Oeste ligadas ao desenvolvimento social, econômico e principalmente tecnológico. (Foto: Divulgação)