Agricultor cego vira atração no Show Rural
Um rosto simples ganhou o mundo nas últimas semanas. A história do agricultor Márcio Oliveira, de 53 anos, emocionou pessoas de todas as idades nos quatro cantos do planeta.
Completamente cego há dez anos, ele enfrentou a deficiência de um jeito corajoso e determinado. Em vez de aceitar a limitação e recolher-se em uma vida pouco produtiva, ele fez exatamente o oposto.
?Quando a cegueira passou a ser total e irreversível, minha decisão foi por reaprender a viver, a partir do básico, das coisas mais simples?, disse Márcio, que virou uma atração à parte ao visitar o evento.
O agricultor é de Guairacá, interior de Guarapuava, na região Central do Estado, e protagoniza o filme elaborado pela Coopavel para divulgar o evento de tecnologia deste ano. "A história desse pequeno produtor rural, que é das mais belas e admiráveis, emociona pessoas em vários lugares", disse Dilvo ao recebê-lo.
"Ao saber mais da trajetória de Márcio é inevitável que cada um se sinta impactado, que cada um reflita e analise o que teria feito caso enfrentasse um desafio dessas proporções", acrescentou o coordenador do Show Rural Coopavel Rogério Rizzardi.
Márcio optou por reinventar-se. Ele faz tudo o que um agricultor comum costuma realizar em sua pequena propriedade."Tiro leite, alimento os animais, corto lenha e muitas outras tarefas cotidianas. Precisei reaprender. Confesso que não é fácil, mas com força de vontade e paciência tudo é possível".
O tema da 32ª edição da mostra de tecnologia que acontece em Cascavel, no Oeste do Paraná, é reinvente sua vida no campo. A mensagem procura fazer com que o produtor rural perceba as mudanças do mundo atual e, com base nos novos conhecimentos e tecnologias, aderir a novas possibilidades para produzir mais, melhor e com menos custos.
A Coopavel empregou os mais diferentes recursos para disseminar a história de superação do agricultor e muitos se sentiram inclinados a repensar e a mudar aspectos de sua postura pessoal e profissional. "Tudo o que o Márcio faz serve para que possamos incorporar a determinação e a capacidade de reinvenção em nossas vidas", pontuou o vice-presidente da Coopavel, Jeomar Trivilin. Márcio permanece ainda nesta quarta-feira em Cascavel e circulará pelo parque há mais de três décadas recebe o Show Rural.
VISITAÇÃO
No seu segundo dia, o 32º Show Rural Coopavel recebeu hoje 75.730 pessoas. O número é um pouco inferior ao do segundo dia do evento do ano passado, quando passaram pelo parque 76.935 visitantes.
Considerando também o público de ontem (47.094), o total de pessoas que já estiveram no Show Rural 2020 chega a 122.824. (Foto: Divulgação)