Comitiva veio da Polônia para conhecer o Show Rural
Uma comitiva governamental da região de Wielkopolka, na Polônia, veio a Cascavel especialmente para visitar o Show Rural Coopavel. Liderada pelo vice-governador da província, Krystof Grabowski, o grupo teve como missão inteirar-se melhor de diferentes aspectos do agronegócio brasileiro. Além de visitar o parque, a missão se reuniu com diretores do SRC e líderes empresariais do Estado, a exemplo do ex-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo.
A Polônia, como praticamente toda a Europa, adota critérios rigorosos em suas atividades agropecuárias, com base de alta tecnologia e com foco sustentável. No parque, o roteiro do grupo inclui visitas à Embrapa, Emater, Biopark, Ocepar, Fetaep, Fiep e PTI. A missão busca aprofundar diálogos, também com autoridades políticas, que possam conduzir a parcerias ainda mais intensas entre mercados e empresas dos dois países. O grupo visita o Show Rural Coopavel pela primeira vez e, segundo Krystof, a organização, a beleza e a diversidade de novidades surpreendem.
NO RUMO CERTO
Os investimentos em pesquisa, as características do clima e solo, o comprometimento do agricultor e a força da cadeia de produção conduzem o Brasil à condição de "estado da arte no agronegócio", afirmou o general da reserva José Fernando Iasbech, que há quatro anos atua como relações instituições inclusive para assuntos do agronegócio e veio nesta terça-feira a Cascavel para conhecer o Show Rural.
O general se disse um otimista. "Sob a condução atual e com a união dos brasileiros, o País voltará a ser o que foi e a crescer, ainda neste governo, a índices superiores a 5% ao ano", afirmou. Para ele, o povo precisa amadurecer e cobrar responsabilidade e resultados de seus governantes. "Não podemos mais aceitar o retorno da corrupção", sentenciou ele, que foi recebido pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, pelo ex-presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e pelo ex-presidente da Itaipu, Jorge Samek. (Foto: Divulgação)