Autonomia do Banco Central é inegociável, garante Arthur Lira
"Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa. Com relação à independência do Banco Central, esse assunto não retroagirá", garantiu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (9), no Show Rural Coopavel.
"O Banco Central independente é uma marca mundial, o Brasil precisa se inserir nesse contexto", emendou ele, que fez questão que dizer que veio de Brasília atendendo a um convite de Nelsinho Padovani, desde o último dia 1º o único deputado federal com residência em Cascavel.
O tema dominou a entrevista diante das sucessivas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à elevada taxa de juros (13,75%) e que levou o PSOL a apresentar um pedido de urgência pela convocação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, a fim de prestar esclarecimentos no Congresso.
AGRONEGÓCIO
"Sinto-me orgulhoso de, pela primeira vez, estar no Oeste paranaense e perceber a pujança dessa região", disse Arthur Lira ao falar do agronegócio. "Andei alguns minutos pelo parque e essa caminhada foi suficiente para que eu entendesse a grandiosidade dessa mostra de tecnologia tão conhecida e respeitada em todo o planeta", disse.
Lira também defendeu previsibilidade e segurança jurídica para que o homem do campo continue fazendo o que faz de melhor: produzir. ""Na Câmara Federal há forte participação da bancada do agro, que conta com a Frente Parlamentar da Agricultura e apoio de instituições como a Organização das Cooperativas do Brasil. Lá, fazemos a nossa parte em favor da agricultura e da pecuária, procurando observar sempre as necessidades e demandas do setor primário", declarou. (Foto: Divulgação)