Posto Médico de Guarnição de Cascavel completa 30 anos
Criado pela Portaria nº 27-DGS, de 11 de dezembro de 1992, dentro do esforço para modernizar o Exército Brasileiro, o Posto Médico de Guarnição de Cascavel acaba de completar 30 anos de serviços prestados nas áreas de assistência médica, odontológica, laboratorial e fisioterapêutica aos militares e servidores civis e respectivos familiares das unidades militares da cidade.
Além de prestar o atendimento em saúde à família militar, nessas três décadas o PMGu/CSC participou de inúmeras missões e atividades fora da caserna, como ações cívico-sociais, comissões de seleção dos conscritos, campanhas de vacinação, simpósios de saúde, palestras sobre prevenção de doenças, apoio de saúde às atividades desportivas dos Jogos da Fronteira e Olimpíadas da Fronteira, apoio de saúde nas atividades operacionais da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, como Operação Ágata e Fronteira Sul, e mais recentemente desenvolveu as diversas atividades de combate à pandemia da Covid-19.
As ações cívico-sociais representam a mão amiga do Exército Brasileiro e são desenvolvidas com o apoio das prefeituras dos municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. Nelas, o atendimento em saúde é realizado por militares e colaboradores, que fazem consultas de várias especialidades médicas, atendimento odontológico e saúde bucal, eletrocardiogramas, exames de diabete, verificação de pressão arterial, campanhas de vacinação, além de palestras sobre prevenção de doenças, ergonomia no ambiente de trabalho e qualidade de vida. Os objetivos são a maior integração entre a força terrestre e a comunidade local, o aperfeiçoamento do pessoal de saúde e o atendimento à população menos favorecida.
No dia 27 de outubro de 2011, o Posto Médico cascavelense recebeu premiação pela excelência na gestão da assistência à saúde da família militar, distinguindo-se como o primeiro colocado entre todas as 28 clínicas de saúde do Exército Brasileiro de seu porte. O prêmio (foto) foi recebido no Quartel-General do Exército, em Brasília, pelo coronel Silva Soares, comandante do 15 Blog, e pelo tenente-coronel Márcio Couto, chefe do posto à época.
PRIVILÉGIO
Ao falar dos 30 anos de existência do Posto Médico, que comandou de 2005 a 2011, Márcio Couto, recorda que hoje os tempos são outros e a unidade já não enfrenta as dificuldades de outrora. " Não tínhamos médicos formados em Cascavel, e o trabalho de inspecionar e selecionar colegas em Maringá e Londrina era fundamental. Especialidades como pediatria, ginecologia e ortopedia eram as mais necessárias. Em geral, alcançávamos sucesso. Entre dentistas procurávamos as especialidades de odontopediatria, endodontia e prótese. Enfermeiros, bioquímicos, fisioterapeutas e técnicos completavam a equipe de estagiários para o Serviço Militar, que se unia aos militares de carreira, formando um elo muito forte do Serviço de Saúde do Exército em Cascavel", recorda.
"Assumi a chefia do Posto Médico de Guarnição de Cascavel em janeiro de 2022, e desde então tenho acompanhado o trabalho excepcional que os integrantes do Posto têm realizado em prol da família militar. A qualidade técnica, a educação, a competência e o tratamento com os pacientes são características do mais alto padrão profissional", ressalta o tenente-coronel Rodrigo Paz Silva, sem deixar de mencionar a importância do apoio e da autonomia concedidos a ele e sua equipe pelo atual comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, general de brigada Américo Vieira Pessôa. (Foto: Arquivo PMGu/CSC)