Paranaense de 2022 começará menos de um mês após o Natal
Em arbitral com a participação de representantes dos clubes, a FPF (Federação Paranaense de Futebol) definiu na tarde desta quarta-feira (17) a fórmula de disputa e as datas de início e término do Campeonato Paranaense de 2022, dentre outros assuntos. O presidente Valdinei Silva representou o FC Cascavel ao lado de dirigentes de outras 11 equipes que irão disputar a competição.
Além da Serpente Aurinegra, atual vice-campeã estadual, o campeonato reunirá Azuriz, União, Cianorte, Athletico, Coritiba, São-Joseense, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube e Rio Branco e irá começar no dia 23 de janeiro e terminar no dia 3 de abril, num total de 17 datas.
Por maioria de votos, ficou decidido que cada clube poderá inscrever até 35 atletas e, posteriormente, substituir até cinco deles. “A principal mudança é em relação às inscrições de atletas. Ano passado era ilimitada essa questão. Vamos agora trabalhar com as datas e definir nossa pré-temporada, apresentação dos atletas e início dos trabalhos. De modo geral nós do Cascavel ficamos satisfeitos”, destacou o executivo Marcus Vinicius.
O ganhador do campeonato levará o troféu Renato Follador, uma homenagem ao ex-presidente do Coritiba falecido em julho deste ano, vítima da Covid-19. E, diferentemente da temporada 2021, o campeonato contará com a presença de público nos estádios.
FÓRMULA REPETIDA
Por unanimidade de votos, ficou definido que a fórmula de disputa será a mesma da competição deste ano. Na primeira fase, os 12 clubes se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros colocados, e os dois com pior desempenho serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2023.
Nas fases seguintes, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. Em caso de igualdade de número de pontos nas fases finais, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols e, persistindo o empate, a decisão será por pênaltis. (Foto: FC Cascavel)