Seleção de skate de Cascavel estreará nos Jogos da Natureza
Oito é um número cheio de significados, associado ao infinito, à renovação. Oito também são os atletas que compõem a primeira seleção de skate de Cascavel. Um grupo que prova o quanto o esporte evoluiu e se renovou.
E é com esse clima de conquista que a equipe que representará Cascavel nos principais campeonatos disputados Brasil afora tem treinado parte física e psicológica a fim de trazer medalhas e transformar o município em uma referência na cultura do skate.
O trabalho desenvolvido pela Associação de Skate de Cascavel é fundamental para que hoje a seleção possa estar formada e pronta para competir. Além dos processos burocráticos comuns às entidades do terceiro setor, a ACSKT trabalha para oportunizar a prática do skate através de atividades sociais, realização de eventos abertos ao público e a atividade da escolinha.
Para o presidente Diego Nazari, a formalização da seleção prova que o skate tem adesão dos jovens e o respeito do poder público. “Vivemos um momento ímpar para o skate. Estamos vendo todas as nuances do estilo de vida que virou esporte e, agora, passa por um importante processo de discriminalização, entendimento e respeito”, argumenta Nazari.
E o primeiro compromisso do grupo cascavelense já está na agenda: os Jogos da Natureza. A competição será realizada em Paranaguá, nos dias 30 e 31 deste mês. Em novembro os atletas estarão competindo em casa, na etapa única do Campeonato Paranaense de Street Skate amador que será realizado na pista Donato Ramos, no complexo esportivo Ciro Nardi, em Cascavel. A equipe também representará o município nos Jogos da Juventude e Campeonato Brasileiro.
Ela é integrada pelos atletas Cauê Fioravante Reis, de 13 anos; Vitória Pereira Alexandre, de 14; João Ricardo Zanini Sonsim de Oliveira,também de 14; Laís Morinigo Zaro, de 15; Paola Silveira, de 19; Álvaro Alex Sandro Pereira Pinheiro, de 22 anos; Bárbara Dissenha, de 26; e Itacir Luiz Miola junior, de 33. (Foto: Divulgação)