Cascavelense estreia como técnico de um gigante do futebol brasileiro
O 101º clássico entre Vasco da Gama e Cruzeiro, marcado para este domingo (19) e válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B, será marcante na vida do cascavelense que mais brilhou no futebol profissional. “O auxiliar fixo do Cruzeiro, Juliano Belletti, é quem terá a incumbência de ficar no banco de reservas para substituir Luxa [Vanderlei Luxemburgo], que recebeu cartão vermelho no empate por 1 a 1 contra o Operário”, informou na manhã deste sábado o tradicional jornal O Tempo, confirmando o que vários veículos de comunicação vinham cogitando desde ontem diante da suspensão também do auxiliar Maurício Copertino.
Será a estreia de Belletti como treinador, e logo à frente de um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro. Aliás, foi no próprio Cruzeiro que ele começou sua carreira depois de sair da tradicional escolinha Eucatur de futsal de Cascavel, cidade onde nasceu em 20 de junho de 1976.
Belletti foi para o time azul de Minas como goleiro, posição na qual o pai Divaldo atuou como profissional, e lá acabou deslocado e se profissionalizando como volante, mas foi como lateral-direito que se consagrou de vez. Ao todo defendeu sete equipes e conquistou incríveis 25 títulos, o principal deles o da Copa do Mundo de 2002 pela seleção brasileira.
Belletti foi inicialmente do Cruzeiro para o São Paulo por indicação do então técnico Telê Santana, mas também defendeu Atlético Mineiro, Villarreal e Barcelona da Espanha, Chelsea da Inglaterra (pelo qual conquistou duas Copas da Inglaterra e uma Premier League) e Fluminense do Rio de Janeiro, se aposentando dos gramados em 2011.
E neste sábado Belletti ficará torcendo de longe pelo FC Cascavel, que às 16h, no Estádio Olímpico Arnaldo Busato, decidirá diante do Cianorte uma vaga à próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D. No primeiro jogo do mata-mata, em Cianorte, houve empate sem gols. (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)