Casal Uyeda, uma fonte de vitalidade e inspiração
Envelhecer com saúde não pode prescindir de atividade física regular. E atividade física é algo que qualquer um pode praticar, independente da idade. Que o diga Takashi Uyeda, que acaba de ser agraciado pela Câmara de Vereadores de Cascavel com a Medalha Osmar Xiquinho Zimmermann juntamente com a esposa Helena Watanabe Uyeda, por iniciativa do vereador Policial Madril.
“Me emociona prestar uma homenagem a pessoas que começam uma carreira esportiva aos 70 anos, uma idade em que a maioria de nós quer se aposentar e acha que nada mais há a ser feito. Eles nos inspiram provando que sim, que nós podemos fazer mais, que podemos mirar um novo futuro”, declarou o médico Hirofumi Uyeda, um dos cinco filhos dos homenageados e que falou durante a solenidade em nome dos pais.
HISTÓRICO
Nascido na cidade paulista de Cafelândia, Takashi Uyeda viveu 15 anos no Japão, de onde retornou em 1950 inicialmente para Marília, também no interior de São Paulo. Em 1952, a família se mudou para o Paraná e oito anos mais tarde Takashi se casou com Helena e os dois foram morar em Maringá, onde montaram um pequeno estúdio fotográfico. Em abril de 1962 o casal se mudou para Cascavel, abriu o primeiro estúdio fotográfico da cidade, o tradicional Foto Paulista, e aqui se estabeleceu em definitivo.
A prática esportiva, no entanto, começou apenas em 1999, quando o casal se matriculou em uma academia de natação. Em março de 2000, a convite do odontólogo e amigo Hélio Ideriha, Takashi participou pela primeira vez de um campeonato estadual em Curitiba, e de lá para cá ele e a esposa não pararam mais de competir.
Mas a natação começou a fazer parte da rotina quando Takashi já tinha 72 anos de idade. Hoje já está com 93, mas mesmo assim tem percorrido o País todo para participar de competições da chamada terceira idade, sempre ao lado de sua fiel companheira, minimamente mais jovem.
Em seu currículo, ele ostenta três títulos de vice-campeão brasileiro e uma participação no Campeonato Mundial de Natação da Austrália, enquanto Helena orgulha-se de ter se sagrado campeã brasileira pela Associação Máster de Natação. (Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC)