Paraguai decide reabrir a fronteira com o Brasil
Sob intensa pressão de empresários, trabalhadores e autoridades, o governo paraguaio cedeu e anunciou a reabertura da fronteira com o Brasil. "O presidente da República foi muito claro e falou de uma autorização sem controles na ponte (da Amizade), na ida e na volta de taxistas, mototaxistas e todas as pessoas que passam por terra", disse nesta terça-feira (22) a diretora de Migração, Ángeles Arriola.
A princípio, a fronteira ficará reabertura por um período experimental de três semanas, mas ainda falta definir a partir de quando - cogita-se que no próximo dia 29.
O vice-ministro da Vigilância Sanitária, Julio Rolón, explicou que a entrada de turistas brasileiros ao país vizinho será permitida das 5h às 14h, com saída obrigatória até as 18h.
COMEMORAÇÃO
Milhares de paraguaios permaneceram a madrugada inteira próximos da Ponte da Amizade cobrando a reabertura da fronteira e comemoraram a decisão do governo nacional com muitos fogos de artifício e gritos de "sim, dá para fazer" e "trabalhadores unidos nunca serão derrotados".
Principal fronteira do Brasil, a Ponte da Amizade está fechada desde 18 de março para conter o contágio da pandemia de coronavírus na fronteira. O bloqueio gerou grave crise econômica, levando ao fechamento de muitas empresas e à demissão de milhares de trabalhadores em Ciudad del Este. (Foto: Itaipu)