Leite in natura deve ser levado a todas as escolas
O prefeito Leonaldo Paranhos recebeu hoje (30) os diretores da Siscooplaf, Maria Matilde Machado e Altair Telles, que junto com a assessora parlamentar Glades Rossi vieram discutir a possibilidade de ampliar a participação dos produtores de leite de Cascavel na merenda escolar.
Com 500 integrados, a Cooperativa Central de Leite da Agricultura Familiar com Interação Solidária do Oeste do Paraná entrega o leite envasado na embalagem popularmente conhecida como "barriga mole"em 19 unidades escolares, entre escolas e Cmeis da rede municipal de ensino de nossa cidade, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. A ideia é que o produto, de forma 'in natura', chegue a 100% da rede, segundo o prefeito.
?Em todas as escolas e Cmeis oferecemos o leite em pó e os leites especiais. Nossa meta é também ampliar para o leite 'in natura' a todos os nossos alunos, das 115 unidades e fazer deste um programa de governo, beneficiando tanto as crianças quanto os produtores rurais?, disse o prefeito.
De acordo com Maria Matilde, os produtores têm condições de entregar diariamente a quantidade necessária de leite. Basta que as unidades estejam estruturadas com refrigeradores com condições adequadas de armazenamento e refrigeração do produto. Atualmente a entrega é feita apenas nas unidades que já estão adaptadas para esse recebimento. São 19 escolas, e mais três entidades que atendem pelo Município. "Com a ampliação que se pretende, teremos o fortalecimento da agricultura familiar, que este ano já avançou de forma significativa em Cascavel, com a retomada do PAA pelo Município", lembrou.
Desde o mês de maio deste ano o Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, e o PMAA (Programa Municipal de Aquisição de Alimentos), contam com sede própria de recebimento dos produtores diretamente na Secretaria de Agricultura. A entrega do leite é feita conforme a demanda do cardápio da semana, quando o produto tem maior demanda, o que ocorre uma, no máximo, duas vezes por semana. (Foto: Secom)